Breaking News

Quarta edição do ‘Muda Manaus’ será no bairro Cidade de Deus, com adoção de normas de segurança sanitária


Duas escolas da região vão reunir serviços de 22 órgãos estaduais

O Governo do Amazonas realiza, entre os dias 2 e 4 de julho, a quarta edição do programa “Muda Manaus”, que tem como objetivo diminuir os índices de vulnerabilidade social levando serviços públicos aos bairros da capital. Com mais de 80 mil habitantes, o bairro Cidade de Deus, na zona norte, receberá as ações. O atendimento ao público seguirá todas as normas de segurança sanitária adotadas em razão do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Ao todo, serão 22 órgãos da administração estadual oferecendo serviços nas seis áreas de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Ordenamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

Os serviços serão oferecidos nas escolas estaduais Frei Mario Monacelli e Wilma Vitoriano Geber, essa última concentrando atendimentos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com ações voltadas principalmente ao enfrentamento ao Covid-19.

Para acessar os serviços, é necessário apresentar documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e certidão de casamento, se houver.

Novidades no atendimento – Com o objetivo de evitar aglomerações, em razão da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos no “Muda Manaus” foram organizados obedecendo a regras de distanciamento, higiene e sanitização. Entre as novidades está a adoção de senhas eletrônicas para organizar o atendimento.

“Nós estamos atentos a todas as medidas de segurança sanitária em virtude de ainda estarmos vivenciando um momento de pandemia. Então nesta edição vamos observar o distanciamento social entre as pessoas, vamos disponibilizar álcool gel em todos os ambientes e máscaras. Nós vamos implementar um conceito diferente, com sala de espera e senhas eletrônicas. As pessoas vão chegar e estarão sentadas em cadeiras, observando o distanciamento, e serão chamados por meio de um painel”, detalhou o coordenador do “Muda Manaus”, tenente-coronel Orleilson Muniz.

Serviços – Além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos e atendimentos sociais, a quarta edição do “Muda Manaus” vai oferecer atendimentos de saúde com oferta de testes para Covid-19 exclusivamente aos moradores do bairro Cidade de Deus. Todos os atendimentos de saúde serão concentrados na Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber, também obedecendo a normas de segurança sanitária.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) já iniciou atendimento prévio no bairro, para efetivar o fomento ainda durante o “Muda Manaus”. Também haverá ação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para crédito social. O programa “Peixe no Prato”, da Secretaria de Produção Rural (Sepror), e as Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) fazem parte da programação, com a oferta de pescado e verduras com preços mais baixos.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), o Governo do Amazonas entregará termos de quitação de imóvel e vai disponibilizar serviço de atualização cadastral aos moradores do bairro e adjacências. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra) também vai realizar reparos e revitalização de espaços públicos.

Nas áreas de educação, esporte e cultura, haverá a oferta de cursos profissionalizantes, por meio do Centro de Educação Tecnológica (Cetam), além de atividades esportivas, de lazer e culturais, todas elas respeitando as diretrizes do decreto que estabeleceu o plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus. Os órgãos do Sistema de Segurança vão intensificar o policiamento e também as fiscalizações educativas na região.

FOTO: Divulgação/Secom

Nenhum comentário